2020 começou! Como mostramos na nossa última newsletter do ano, uma das principais tendências de 2020 é a Employee Experience (EX), que é o que vamos abordar mais profundamente para o seu maior esclarecimento!
Além da experiência dos consumidores, as empresas estão também cada vez mais preocupadas em melhorar a experiência dos colaboradores. Ou seja, a Employee Experience é o resultado final do relacionamento dos colaboradores com a sua empresa, e este pode ser positivo ou negativo, dependendo do seu empenho em garantir uma boa experiência do colaborador.
Isso reflete um cenário em que a gestão de pessoas está cada vez mais dando passos além das rotinas do departamento pessoal para se preocupar com a qualidade de vida das pessoas nas organizações. Não atoa, pois com o objetivo das empresas na retenção de talentos, é fundamental investir na ideia do EX, uma vez que os profissionais estão cada vez mais exigentes em relação ao ambiente de trabalho. Além disso, cuidar da experiência dos colaboradores proporciona significado ao trabalho, mostrando o valor de cada membro da equipe.
Com este artigo, você entenderá o conceito do EX e como aplicá-lo em sua empresa.
Siga com a leitura e saiba como conquistar seus talentos!
O que é Employee Experience?
‘’EX é a soma de tudo o que um funcionário experimenta ao longo de sua conexão com a organização – toda interação com funcionários, desde o primeiro contato como um recruta em potencial até a última interação após o término do emprego’’ – Denise Lee Yohn, revista Forbes.
Ou seja, o Employee Experience (EX), se refere a todos os sentimentos e percepções que os profissionais vivenciam ao atuarem nas organizações. Isso se refere a toda a jornada do colaborador, desde o seu primeiro contato com a empresa, do processo seletivo até o seu desligamento.
As experiências dos colaboradores podem ser positivas ou negativas, dependendo do clima organizacional, da cultura da empresa e do nível de engajamento no trabalho. Para garantir uma experiência positiva, é necessário alguns fatores como: autonomia para tomar decisões, oportunidades de crescimento, entre outros.
A experiência de marca tem sua construção antes de ser percebida pelo consumidor final, pois primeiro é necessário considerar a trajetória do cliente interno, os colaboradores. Dessa forma, é necessário estabelecer uma visão mais ampla de cada etapa da jornada do colaborador, pois a EX é composta por toda a sua trajetória:
-Atração
-Recrutamento e Seleção
-Contratação
-Integração (Onboarding)
-Treinamento e Desenvolvimento
-Crescimento (promoções, novos desafios e avanços na carreira)
-Demissão e recolocação (Outplacement)
Quais as vantagens do EX?
Melhora no clima organizacional
O clima organizacional está ligado ao EX, uma vez que mostra como os colaboradores se sentem na empresa, seu estado de ânimo etc. Ou seja, quando os profissionais possuem uma boa relação com a empresa, o ambiente de trabalho se transforma no sentido em que gera mais motivação e engajamento nas pessoas, transformando a atmosfera da organização como um todo.
Atração e retenção de talentos
O Conceito de EX tem sido latente principalmente pela busca das empresas na atração e retenção de talentos, uma vez que os profissionais de alta performance estão cada vez mais disputados pelas empresas. Ao garantir uma boa experiência aos seus colaboradores, você tem mais chance de conquistá-los.
Além disso as novas gerações que estão ingressando no mercado de trabalho, também são exigentes quanto ao ambiente de trabalho: buscam por um trabalho com propósito, culturas inspiradoras e ambientes flexíveis.
Dessa forma, é importante se atentar muito mais do que apenas nas remunerações, mas também em oferecer um ambiente de trabalho e vivência únicos quando se trata de atrair e reter talentos na sua empresa.
Aumento da produtividade
Segundo o relatório The Financial Impact Of a Positive Employee Experience, da IBM publicado em 2018, empresas que possuem um EX superior, possuem o triplo de retorno sobre ativos (ROA) e o dobro de retorno sobre as vendas (RSV).
Assim, conseguimos ver com dados o importante efeito do EX, mostrando que a experiência do colaborador está realmente ligada aos níveis de produtividade da empresa. Quando um colaborador está feliz com o a experiência no ambiente em que trabalha, acaba por impactar positivamente nos resultados da empresa.
Promoção da marca empregadora
Antes de se conquistar os clientes, é necessário conquistar as pessoas de dentro da organização. Quando se oferece uma experiência única ao seu colaborador, você acaba por promover a sua empresa como um bom lugar para se trabalhar, ganhando credibilidade como empregador e atraindo profissionais talentosos.
Como aplicar sua EX?
Para se construir a sua Employee Experience, é necessário mapear e otimizar cada fase de experiência do colaborador junto à empresa, ou seja garantir bons momentos aos colaboradores durante toda a sua jornada na empresa.
1- Ouça seus colaboradores
Sempre esteja atento aos colaboradores, dando voz a eles. Pois para se construir uma EX, é necessário ouvir o público interessado. Essa é uma ideia que deve ser praticada durante toda a jornada do colaborador.
Tenha uma comunicação aberta com os colaboradores, permitindo que eles participem ativamente do processo, ouvindo suas necessidades e opiniões, através de ferramentas que o auxilie na pesquisa direta com os seus profissionais.
2- Identifique os valores da sua empresa
Ao identificar os valores de sua empresa, você atrai pessoas alinhadas ao seu propósito. Dessa forma, você diminui as chances de frustrações e quebras de expectativas durante a jornada dos colaboradores.
Pensando na ideia de que as organizações são feitas de pessoas, para identificar os valores e o código de cultura de uma empresa é importante conversar com os colaboradores de diferentes hierarquias e tempos de empresa. Fazendo uma imersão no ambiente de trabalho, se entende a realidade da organização.
3- Mapeie a jornada do colaborador criando um programa de EX
É necessário mapear a jornada do colaborador, refazer os passos dos colaboradores e compreender toda a sua jornada na empresa, desde o seu primeiro contato até o seu desligamento. Só assim se define suas estratégias de EX, analisando cada fase do colaborador em contato com sua empresa.
4- Verificando se os candidatos tem fit cultural
Com os valores que moldam a cultura da empresa já definidos e toda a jornada do colaborador já mapeada, é possível identificar os candidatos que possuem fit cultural. Assim, se inicia toda a construção da jornada do colaborador, quando há o seu primeiro contato com a empresa que é quando se atrai os talentos.
O fit cultural tem sido tão importante quanto as habilidades técnicas dos candidatos, justamente pela ideia que o EX traz. Se um candidato não tem fit cultural, ou seja, ele não se identifica com a cultura da empresa, as chances de sua EX serem baixas são maiores, e provavelmente a retenção daquele talento também será menor. Porém, se um candidato tiver um baixo fit, não necessariamente ele será inadequado para o cargo, mas é necessário deixar claro para o candidato o cenário de sua empresa e preparar a sua equipe para recebê-lo.
5- Medindo a satisfação do processo seletivo
Se já no processo seletivo o candidato não tiver uma boa experiência com a empresa, ele pode prejudicar a sua marca empregadora. Então, para verificar como o candidato se sentiu durante o processo, faça um formulário com as principais perguntas sobre o processo seletivo. As perguntas devem ser feitas tanto para os candidatos que foram aprovados, quanto para os que não tenham sido contratados. Pois mesmo sem ele ser contratado, é importante conduzi-lo de uma forma que o torne satisfeito com o processo.
Em relação ao processo seletivo, não importa apenas receber um feedback positivo ou negativo, mas sim em fazer com que os candidatos passem por uma experiência que se tenha respeito, agilidade e transparência.
6- Estruturando melhor o seu Onboarding
Depois do processo de recrutamento e seleção, vem o Onboarding, onde acontece a integração do candidato contratado. Ou seja, esses são os primeiros meses de empresa do colaborador, sendo importantíssimo para o processo de EX dele, uma vez que é nesta fase em que ele identifica se a proposta de valor é cumprida. Isso quer dizer que o profissional começa a identificar nesta fase a sua relação com a vaga e a empresa no geral.
O erro aqui, é que muitas empresas tornam o período de integração muito curto, por apenas alguns dias, quando na verdade o ideal é que esse processo se estenda pelos três primeiros meses de empresa, até porque o colaborador recebe várias informações, regras, processos e cultura da organização. Para a digestão de toda a informação nova, é importante utilizar o e-mail como ferramenta de aprendizagem do colaborador, assim, ele vai absorvendo todas as informações aos poucos e não fica pressionado em aprender tudo de uma vez.
7- Esclarecendo o papel de liderança no Exployee Experience
Nesta fase, se deve diagnosticar como foi o processo de integração do colaborador. Para isso, alguns pontos devem ser observados, respeitando o roteiro de onboarding previamente elaborado: escolher alguém para apresentar a empresa; questionar se o novo colaborador recebeu tudo o que se precisa para iniciar suas atividades; questionar como foi sua recepção; apresente aos colegas de trabalho; leve-o para almoçar com a equipe.
8- Garantindo oportunidades de crescimento
Garantir oportunidades de crescimento é um dos principais pontos na EX. Ou seja, é imprescindível promover planos de cargos e salários, coaching e mentoria, treinamento, tudo o que possa promover o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.
9- Fazendo pesquisas regulares durante a jornada oferecendo e solicitando feedback
A EX é um processo em constante evolução, por isso é importante ter atenção permanentemente, fazendo pesquisas regulares, oferecendo e solicitando feedbacks. Assim, você entende como está sendo a experiência do colaborador.
Com as opiniões e observações feitas pelos seus colaboradores, você consegue aprimorar o seu EX. Além disso, quanto mais regular for a sua pesquisa, será mais fácil prever se haverá um baixo resultado no nível de satisfação dos colaboradores quanto às suas experiências.
É de extrema importância prestar atenção nos feedbacks, não só para tornar sua empresa classificada como um bom local para se trabalhar, mas também por demonstrar atenção com a qualidade do ambiente de trabalho.
10- Prestando atenção nas entrevistas de desligamentos
Prestar atenção nas entrevistas de desligamento é algo pouco explorado, porém é de extrema importância. Não se deve ser averso às críticas que possa receber, pois dessa forma se perde os feedbacks dos ex-colaboradores.
Essas informações devem ser absorvidas e não ignoradas, uma vez que elas serão necessárias para o seu aprimoramento e melhorias em sua empresa, em cada etapa do seu Employee Experience.
Se conclui também que a EX não é algo que se constrói de uma hora para outra e totalmente fechado, pois há sempre mudanças de pessoas e portanto, na cultura da empresa. O segredo é estar sempre coletando as informações durante toda a jornada do colaborador, mapeando os processos e resultados e então identificar os pontos de melhoria.
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