Diversidade no trabalho e os desafios da gestão
Ao longo dos anos, a diversidade vem ganhando espaço principalmente na gestão de empresas. Como por exemplo, com a Lei 8213/91 que valoriza o espaço de Pessoas Com Deficiência (PCD) a ter direito à inclusão em empresas e instituições, o tema cresceu não só para este público.
A diversidade vem representando um todo: racial, social, cultural, e sexual, incluídas também em Estatutos.
Dessa forma, o papel das empresas em relação a diversidade é trabalhar a inclusão, gerando oportunidades de crescimento dentro e fora deste ambiente. Na teoria isso é ótimo, mas na prática pode ter desafios.
O que a diversidade constrói no meio corporativo
Empresas que agregam e apoiam a diversidade atrai benefícios por vários fatores no ambiente de trabalho, desde as trocas de experiências entre os colaboradores até o desenvolvimento da empresa.
Outro ponto que traz como benefício é o valor agregado que uma empresa com diversidade traz para a sociedade, se destacando com seus serviços e produtos, consolidando muita importância.
Assim, a empresa pode aumentar sua produtividade, gerando números positivos para a saúde financeira da corporação, além de se destacar entre as demais empresas do mercado.
As empresas que são inclusas aumentam as possibilidades e visões dentro e fora da empresa, que podem gerar mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Com isso, é possível identificar as seguintes vantagens da diversidade e inclusão na gestão das empresas:
Clima organizacional mais favorável
Ao gerir a diversidade estabelecida, isso pode favorecer, com o tempo, que o ambiente de trabalho seja mais agradável no cotidiano da empresa, o que fortalece o trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoais.
Assim, pode haver uma melhora na convivência entre os colaboradores, e quando se fala de trabalho em equipe, amplia também a resolução de problemas com intenção de trazer soluções.
Time mais criativo
A diversidade traz experiências diferentes, culturas e vivências. Com isso, a criatividade poderá ser um fator positivo neste ambiente em que prevalece a diversidade, bem como a capacidade de inovação e motivação dos colaboradores são suscitados.
Dessa forma, é possível que as equipes desenvolvam mais soluções inovadoras e que podem ser combinadas para elevar o nível de crescimento da empresa, interna ou externamente.
Diminuição da rotatividade de pessoal
A taxa de turnover tende a diminuir quando o clima organizacional está mais harmonioso e quando os colaboradores podem contar com a empresa. Isso acontece porque os colaboradores passam a reconhecer na empresa um local de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.
Este é um ponto muito importante para qualquer empresa, uma vez que grande quantidade de desligamentos podem gerar custos altíssimos com treinamento de novos colaboradores e processos com demissões, prejudicando a saúde corporativa.
Porém para alcançar estes propósitos, alguns desafios podem surgir. Tais como:
Os 3 desafios da gestão perante a diversidade nas empresas
Lidar com preconceito
Este é um grande desafio para todos os tipos de diversidade, seja cultural, social, física, social, e sexual.
O preconceito em relação às minorias é uma questão a ser aprofundada, pois envolve toda uma construção social que precisa de adequações e melhorias, muitas vezes manifestando de forma sutil ou inconsciente.
Isso torna a tarefa de gestão da diversidade mais difícil, uma vez que os próprios colaboradores podem não perceber as atitudes de preconceito que estão reproduzindo.
E como melhorar esta gestão?
Em situações em que o preconceito é visto de forma explícita, pode ser necessário não só investir na educação deste colaborador, como também rever se enquadra dentro do Fit Cultural da empresa e diante da equipe.
Em outros casos, para que a gestão de diversidade seja eficaz dentro da sua empresa, é importante criar estratégias de combate ao preconceito que pode existir no ambiente da empresa.
Uma das formas de combater, é o investimento em rodas de discussão e conversas sobre o preconceito, dando espaço para os colaboradores que se encaixam em alguma forma de diversidade, compartilharem suas emoções e histórias com todos.
Para isso, conte em buscar profissionais, como psicólogos para realizarem estes encontros e mediações de conflitos, buscando sempre a evolução dos relacionamentos interpessoais.
Inclusão
A verdadeira inclusão do candidato, é um dos principais desafios. Ainda mais nos casos de PCDs que muitas empresas, mesmo realizando as contratações, esquecem de incluir este colaborador com os outros colaboradores.
Não basta apenas colocar o colaborador dentro da empresa, mas sim fazer com que ele esteja em todos os ambientes dela, participando junto dos outros colaboradores, de forma que estes o recepcionam também. Esta é a verdadeira inclusão.
E como melhorar esta gestão?
Prepare toda a ferramenta de trabalho necessária do colaborador antes de o receber, além de preparar toda a empresa para recebê-lo. No caso de PCD, não só na parte estrutural da empresa, mas também em educar os colegas de trabalho a participar do seu dia a dia.
Construir o desenvolvimento profissional de cada colaborador
Cada pessoa exige uma forma de lidar e de tempo para seu desenvolvimento, tanto dentro como fora da empresa.
Sendo assim, quando se trata da gestão de diversidade, ao pensar no desenvolvimento profissional do colaborador de forma unânime, deve-se pensar nas particularidades de cada um, do contrário será um erro, podendo prejudicar a valorização do colaborador e também da empresa.
E como melhorar esta gestão?
Em função disso, sempre direcione as equipes e os colaboradores a apresentar seus objetivos dentro da empresa, e trilhar juntamente esse caminho conforme a necessidade de cada um. Dessa forma, pode ser uma maneira de lidar melhor com a gestão da empresa.
Assim, conhecer o perfil de cada colaborador auxilia ainda mais na gestão de pessoas para uma equipe mais diversa. Não apenas para sua evolução, mas também para um relacionamento mais saudável entre todos.
Conclusão
Mesmo diante a tantos desafios na gestão de equipe e empresa, o investimento na diversidade no meio corporativo vale muito mais que os benefícios que ela pode trazer – vale por ser um grande passo na humanização das relações, construindo um futuro melhor para a sociedade. Essa é uma das maiores gerações de valor que uma empresa pode conceber.